quinta-feira, 10 de setembro de 2015

ONDE ESTÃO OS PREGADORES???

ONDE ESTÃO OS PREGADORES???

Ontem postei uma frase como critica a uma "técnica" que alguns pregadores usam tal como "fale com a pessoa que estar ao seu lado e diga...". Alguns fazem, claramente, como falta de substância na palavra. Não tem o que dá ao povo e ficam inventando frases de efeito. Deixo claro que não é o pregador que estar sob minha critica, mas sim, seu modo de agir para com o povo de Deus. Não julgo pessoas, mas modos, procedimentos. Não discuti pessoas, idéias.
Lembro (e não quero parecer saudosista, pois não sou), da época em que os pregadores eram mais simples, não eram tão destacados, nem eram tão convidados... Como era bom!Naquela época, ninguém queria ser pregador, porque significava sofrimento, perseguição, contradição, escassez e padecimento pela causa do Evangelho. Mas as coisas mudaram drasticamente de alguns anos pra cá. Mudou, porque hoje, para muitos, o ofício da pregação se tornou status, meio de vida, glamour e autopromoção pessoal. Hoje sofro quando vejo que alguns não viveram aquela época, nem tiveram seus ministérios forjados aos pés de seus pastores e mestres, mas sim no comércio, no meio mercantilista das pregações. Alguns pregadores contam mentiras para manterem seus auditórios lotados. Vejo “milagres” e milagreiros mentirosos. Vejo uma febre de homens que, sem qualquer pudor, tramam curas e divulgam como sendo verdadeiras.
Vejo pregadores que dizem:
- "Onde você recebeu seu milagre? Foi aqui nessa igreja não foi? Diga: foi nesse ministério e só nele que recebi minha benção".
- "Sim, pastor, depois que conheci essa igreja e esse ministério minha vida mudou".
Quando vejo pregadores usando de seus jargões, já tão repetitivos, pois a sua missão é movimentar as massas, tais como:Dá um glória aí crente?Tem fogo aí?Onde estão os “canelas de fogo”? E crentes do retété? Recebaaaaaaaaaaaaa! Toma posse da benção! Recebe aí vaso!
Boa parte dos pregadores “pentecostais” assimilou jargões de pregadores outrora famosos e não passam de papagaios de americanos e de consultores cristãos. Mal se consegue ouvir um pregador genuíno neste país, mas cópias xerográficas de outros pregadores.
Estes confundem avivamento com grandes conferências. Suas pregações, nos grandes congressos, têm sido, em geral, palestras motivacionais ministradas na base do grito, são pregadores que não se preocupam em expor a Palavra.
Quanto a você, pregador, lembre-se de que não foi chamado para massagear egos. Não faça massagem; entregue a mensagem! A sua missão — se é que tem compromisso com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra — é falar a verdade, mas não a sua verdade, mas a verdade de Deus. Leve o povo a olhar para Jesus, autor e consumador da fé, e não a olhar para dentro de si. Volte a pregar, não por dinheiro, status ou fama. Volte a pregar sobre a graça, sobre o perdão, sobre a volta de Cristo, sobre a Bíblia, sobre a adoração, sobre o amor de Deus, volte a pregar a Cristo e este crucificado. Volte a dizer: "Assim diz o Senhor", ao invés de : " Diga ao irmão que estar ao seu lado".

Davi Silva
Pastor e Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário